Logística de Cargas Especiais: como funciona e quais os cuidados

Logística de Cargas Especiais: como funciona e quais os cuidados

Sabemos que a importação e exportação de cargas especiais exige uma análise criteriosa e um bom planejamento de logística para todas as etapas do transporte. 

Assim, a investigação de probabilidade e praticabilidade de carregamento envolve o frete de um navio ou aeronave e quais equipamentos irão locomover a carga pelo caminho. 

As cargas especiais ou fora do padrão são aquelas grandes demais para caber nos contêineres padrão de 20 ou 40 pés ou em contêineres high cube de 40 pés. 

De forma alternativa, este tipo de carga pode ser transportada com segurança em uma plataforma, em um contêiner flat-rack ou open-top. 

Cargas com medidas, dimensões e pesos fora dos padrões que impedem o embarque em contêineres são definidas no transporte internacional como “carga projeto”. 

Ampliando esse entendimento, carga projeto pode ser qualquer uma que exige a criação de uma cadeia logística diferenciada para atender uma demanda única e específica. Ou seja, é um tipo de logística que não se encontra pronta “na prateleira”, porque cada projeto é diferente e cada um tem suas peculiaridades.

Estas cargas necessitam de uma logística estratégica e bem arquitetada para que não ocorram erros que comprometam a operação.

Para isso, será necessário compreender melhor como funciona a logística de cargas especiais e quais os cuidados essenciais durante a operação.

O que são Cargas Projeto?

Como dito anteriormente, as cargas projeto são assim designadas para cargas especiais que possuem peso e dimensões diferenciadas, além de precisarem de guindastes e contêineres para serem transladadas.

Geralmente, esse tipo de carga projeto envolve reatores, turbinas, geradores, plataformas, pás eólicas e muito mais!

Como funciona a logística de cargas superpesadas ou superdimensionadas 

Em cargas especiais, um planejamento e uma boa estrutura de portos e aeroportos é fundamental para conseguir desempenho satisfatório na operação logística.

  1. ETAPA TAILOR MADE: 

Nesta fase, verificamos a natureza da carga e desenvolvemos o estudo de viabilidade para avaliarmos quais as opções mais seguras e com o custo adequado especialmente para a necessidade de cada empresa. 

Tailor Made significa feito sob medida, personalizado, já que se trata de uma operação personalizada para cada tipo de carga especial. 

  1. SHIP OPERATION

Nesta etapa, se dará a execução operacional da logística da carga especial, de acordo com todo o planejamento realizado na fase anterior.

Desta maneira, se dará a execução da operação para que a carga seja transportada com total segurança, dentro do prazo e custos estabelecidos.

  1. DELIVERY AT DESTINATION

A carga chega finalmente ao seu destino, considerando também a logística especial de entrega da carga enviada. 

Quais cuidados são essenciais no transporte de cargas especiais ou cargas projeto?

Entendendo a logística no transporte de cargas projeto, a quantidade de cuidados dependerá de cada particularidade da operação.

Devido a isso, mostraremos a seguir os cuidados mais generalistas, para dar uma base do que se deve realizar.

  1. O planejamento demanda mais tempo

As informações necessárias para dar início à operação são mais complexas que para transporte de cargas normais. 

Assim, será preciso informar:

  • Endereço completo 
  • Estrutura de retirada e chegada 
  • Material de construção
  • Pontos de içamento
  • Centro de gravidade

Nesse sentido, caberá ao responsável pela exportação entregar a carga projeto de forma segura o suficiente para realizar o transporte internacional.

  1. Opções de transportadoras

Nem todo porto que consegue atracar um navio de grande porte, e nem toda vez que você não consegue embarcar no aeroporto uma carga volumosa, podendo a aeronave não suportar este tipo de mercadoria.

É inegável que a redução de opções levará a uma falta de fluxo de qualidade na logística. 

Nesse sentido, as cargas do seu projeto pode encontrar as seguintes dificuldades:

  • Ter que usar um porto longe da fábrica.
  • A carga estará pronta para embarque e desembarque pela manhã, mas a autorização de trânsito só é válida após as 21h.
  • Os navios terão que esperar muito tempo para atracar, pois somente o terminal do porto poderá recebê-lo.

Quanto mais complexa a operação, mais limitadas serão as opções de execução.

Como resultado, as operações se tornam mais demoradas e sua execução pode não ser tão eficiente quanto o esperado, sem pôr em risco a segurança da mercadoria.

  1. Acompanhamento da operação

Quem trabalha com comércio exterior costuma registrar tudo por e-mail ou pelo sistema, sendo igualmente ao transporte de carga projeto.

As empresas responsáveis ​​pela logística internacional devem supervisionar pessoalmente o trabalho de seus funcionários e subcontratados, principalmente as operações de carga e descarga.

Os registros devem incluir fotos e vídeos, além de um diário da operação: onde, quando, quais equipamentos foram utilizados, quem e as empresas que estiveram envolvidas.

O registro da operação não é apenas uma comprovação de que ela foi realizada de acordo com o contrato, mas também garante que, em caso de sinistro, o responsável possa ser identificado e, principalmente, para que não ocorra novamente.

Normas de Regulamentação – Cargas especiais 

Existem inúmeras resoluções que regulamentam a importação e exportação de cargas especiais e as empresas precisam seguir, rigorosamente, as regras para obter sucesso em suas operações.

Assim, a Resolução 01/2016 – DNIT estabelece as regras para o transporte de bens indivisíveis, enquanto a Resolução 210/06 – CONTRAN estabelece os limites de peso e tamanho para o transporte rodoviário.

No entanto, é bom que sua empresa esteja atenta às novas resoluções e atualizações legislativas que já estão em vigor para estar preparada para eventuais mudanças e apta a atender a quaisquer novas exigências.

Uma operação como essa exige um esforço enorme de todos os envolvidos, pois envolve o transporte de cargas excedentes, e cada projeto é pensado e executado de forma única para atender às demandas exigidas.

Assim, podemos concluir que a logística de cargas especiais requer muita cautela, tanto na escolha da transportadora quanto no plano de rotas, somente assim é possível minimizar erros e riscos na operação, fazendo com que ela gere benefícios para a empresa.

Conheça o serviço de Cargas Especiais da Vallor Trading

A Vallor Trading desenvolve projetos especiais de grande porte para várias empresas, para as quais são aplicadas estratégias cujo objetivo é encurtar os caminhos e agilizar o transporte de cargas de toda a cadeia logística. 

Somos especializados em operações complexas e trabalhamos com grandes dimensões, pesos, altura e largura, desde o embarque e desembarque das mercadorias. 

Profissionais qualificados e competentes realizam todo o acompanhamento, vistoria e movimentação das cargas. 

Com amplo conhecimento em toda a legislação e normas portuárias, rodoviárias e de segurança nacional, utilizamos procedimentos que seguem rigorosamente todas as normas e prescrições vigentes.

Conheça mais sobre este serviço ~> ACESSE AQUI!

Deixe um comentário

5 + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.